segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Marco Antônio Baptista - Diabólicas

Marco Antônio Baptista é mais um dos grandes autores escolhidos pela editora Cartola para revelar aos leitores a origem das vilãs dos contos de fadas, no livro Diabólicas.

Seu conto se chama A mais bela e descobriremos agora mais, não só sobre esse conto mas também, sobre esse autor.


É a sua primeira publicação na editora Cartola? 

Sim!


Já ganhou outros concursos? 

Sim!


Se sim: Quantos? 

💛 As Crônicas de Ferro & Vapor, pela EmContos Editora, 

💙 Os Arquivos do Padre Miguel, pela Editora Sinna,

💚 Lírica Urbe, nas Edições e Publicações, 

❤️ Possessões Demoníacas: A Arte do Terror - Vol. 8, em A Arte do Terror,

🧡 Microdoses de Fantasia e Ficção Científica e Solar e Lunarpunk, pela Editora Cyberus


Quando começou a escrever? 

Um pouco antes de 2010, mais como forma de entretenimento, mas comecei a dar mais gás à minha escrita de fato a partir de 2016.


Por que você escreve?

É mais forte que eu. É uma energia que pulsa no meu cérebro, cheia de ideias de lugares e personagens que querem ganhar vida de alguma forma. Eles podem sofrer algumas mutações aqui e ali, mas pelo menos eu ajudo a “dar a luz” a eles.


E qual a sua real profissão?

Por enquanto estou sem emprego, mas curso Ciências da Natureza na UNIRIO.


Já escreveu um casal romântico? Se sim: Qual foi o primeiro? 

Um casal que se amou tanto, mas tanto, que tiveram seus corpos unidos em um só (porque o amor também pode ser bizarro).


Qual seu tamanho preferido de escrita (um conto, um romance, uma série...)? 

Eu gosto de contos pela possibilidade que eles têm de nos apresentar universos e contextos diversos em um curto espaço de tempo. 


Qual gênero literário mais gosta de escrever? 

Atualmente tenho me aventurado bastante pelo terror.


E qual mais gosta de ler? 

Não tenho um preferido. Costumo ser bem eclético e escolher o que me chama atenção primeiro quando resolvo dar uma olhada na pilha de leitura.


Você escuta algo enquanto está escrevendo ou prefere o silêncio? 

Eu costumo colocar aquelas playlists temáticas no Youtube. Algumas vezes coloco gêneros semelhantes (playlist de terror pra escrever terror) mas em outras, eu gosto de misturar pra ver que loucura a dissonância pode fazer na hora da escrita (o conto de terror que escrevi para a Cartola foi escrito ouvindo kpop, por exemplo).


Quais são as suas inspirações? Você tem uma musa?

Eu tenho inspiração na vida e em tudo o que ela me proporciona, sejam pessoas, cheiros, locais, conversas, leituras ou qualquer coisa que eu veja ou consuma. De artistas, sou fã de Neil Gaiman, Clive Barker, Junji Ito, Spielberg e Guillermo del Toro. 

Musa não poderia ser outra senão minha namorada Marina, que atura minhas loucuras e sempre dá sugestões certeiras sobre o rumo das minhas histórias, fora às vezes que perco o gás e, pensando nela, encontro a motivação necessária para continuar.


Você tem algum macete de escrita? 

Fluxo de consciência. Sento e deixo as ideias fluírem sem preconceito e sem me preocupar com pontuações ou erros de português. É um momento ótimo para colocar tudo no papel sem se preocupar com julgamentos que eu mesmo possa ter sobre minha escrita. Depois disso, pego o que saiu e tento organizar de uma forma lógica, apagando o que não faz sentido, mudando ordem de frases e outras coisas do tipo.


Qual software ou app você utiliza para escrever? 

O que mais utilizo é o Google Drive pela praticidade de ter tudo salvo na nuvem, aí posso escrever onde quiser e não preciso me preocupar caso tenha algum problema em meu computador.


Pra você, qual a parte mais fácil numa história pra se escrever? 

Acho que um pouco mais pro meio, quando você já deu o pontapé inicial e já tem um contexto construído e não precisa se preocupar com as apresentações do início.


E qual você acha mais difícil? 

Os dois extremos: começar é complicado pois você precisa encontrar o estopim que vai iniciar a chama da combustão, e terminar pode dar um nó mental para aqueles que, assim como eu, vão criando enredos que vão ficando tão grandes, que depois não sabem como fechar tudo num final coeso.


Qual tipo de personagem você mais gosta de escrever? 

Personagens frágeis com algum tipo de problema com o qual precisam lidar no decorrer da trama.


Contou a história de qual vilã no livro? 

A bruxa da Branca de Neve.


E como você acha que as pessoas irão se sentir com o seu conto? 

Acho que aquelas que sofreram algum tipo de bullying na escola possam se identificar e, talvez, ter até algum momento catártico. Fora isso, imagino que também possam ficar ligeiramente horrorizadas.


Já tinha escrito alguma fanfic antes? 

Não que eu me lembre.


Quais são seus principais hábitos de escrita? 

Separar um tempo do dia onde as coisas estejam tranquilas em casa. Colocar um vídeo qualquer para acalmar a mente, abrir o drive, namorar a tela em branco por algum tempo, lembrar de ligar a playlist, namorar mais um tempo e começar a digitar sem preconceito. Depois da primeira teclada a escrita parece fluir com mais facilidade.


Você se definiria como um escritor ou para você a escrita é só um hobby

Um pouco dos dois, mas sinto que ainda preciso melhorar em diversos aspectos.


Qual seu formato preferido de livro: brochura, capa dura, ebook...?

Brochura, pela facilidade de manuseio e por eu ainda ser saudosista quanto a livros de papel.


Defina a sua escrita (faça uma avaliação). Se você tivesse que deixar uma avaliação sobre a sua escrita num site de resenhas, como um cliente seu, para que outras pessoas possam saber como é escrita desse autor (no caso, sua escrita), como você avaliaria? 

Sou suspeito pra falar. Por muito tempo eu era bastante crítico da minha escrita, achando muitos mais defeitos do que de fato tinham. Com o tempo, passei a reconhecer meu valor. Posso não ser o melhor escritor de todos, mas sei que com minha escrita e com minhas ideias eu consigo causar emoções nos leitores, sejam elas boas ou ruins.


Existe mais alguma coisa que gostaria de dizer aos leitores?

Sobre o Catarse eu digo para aqueles que nunca participaram de uma vaquinha do tipo: a plataforma é confiável e vocês terão em mão um produto com acabamento de qualidade e com histórias que fazem jus. Amantes de fantasia e de histórias da Disney vão adorar ver esse outro lado dos contos de fadas.

Sobre a vida, eu digo para nunca desistir de seus sonhos. Não importa o momento pelo qual esteja passando, mas sei que mesmo que não consiga encontrar uma saída no momento, você irá acabar encontrando. Siga seu coração e a chance de errar tende a diminuir bastante.


Por favor, deixe aqui a sua rede social pra quem quiser segui-lo: 

Meu instagram é o que mais utilizo para conversas. Podem me encontrar no @marcosplay97


Tá esperando o quê? Essa é a sua chance de ajudar um autor nacional (brasileiro) a vencer! 

Compre um livro na pré-venda no Catarse para que a meta do valor da vaquinha possa ser alçado e assim, a editora lance o livro de verdade. 

O link (direto) da vaquinha do Catarse é esse: www.catarse.me/diabolicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou! Comente o que mais gostaria de ver por aqui! ^^

Ads/Pub

Confira!

Cristina Northfleet de Albuquerque - A Maldição do Faraó

Há 100 anos atrás (praticamente) a tumba do Faraó Tutancâmon foi encontrada e de dentro dela saiu uma maldição (uma praga) que perseguiu a t...