segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Leonardo Bastos - Diabólicas

Ele escreveu um conto super diferente 😱 pra fazer parte do livro Diabólicas, que está repleto de histórias que contam o que fez as vilãs dos contos de fada seguirem pelo caminho da maldade ao invés de seguir pelo lado do bem! 


Ele é Leonardo Bastos! 



E o seu conto se chama: Gaiolas!


Vamos descobrir mais sobre ele e do que se trata essa história?


É a sua primeira publicação na editora Cartola?

Não, mas é engraçado como toda antologia parece ser a primeira, tipo: Caramba! Vou ter uma história publicada… 


Em quais outros títulos literários da editora Cartola podemos ler seu trabalho? 

Minha primeira publicação foi:

🔒 Nos porões da ditadura,

Depois: 

🎭 Alma Artificial,

💙 O mundo onde o tempo parou, 

🧡 Condenados, 

❤️ Vampiros de Vera Cruz, 

🔐 Os Horrores da Inquisição, 

🖤 Heroínas Negras, 

💜 O museu oculto dos Warren, 

🔪 Assassinas, 

💛 Lilith, 

💚 Extraordinários,

E passado um inverno nebuloso longe das publicações, voltei com: 

😈 Diabólicas.


Já ganhou outros concursos? 

Sim.


Quantos? 

Pelo que lembro foram 4: Minha estreia* nas publicações com 

🖤 Creepypastas 2*, da Editora Lendari, 

🧡 Agora Meu Coração é Todo Carnaval

💙 Além dessa Vida, da Psiu Editora, 

💚 New Weird: Estranhas Realidades, da Editora Cyberius.


Quando começou a escrever? 

Sempre fiz rascunhos desde de a adolescência, porém escrever mesmo, foi em meados de 2019.


Por que você escreve?

É uma válvula de escape, para expressar dilemas, frustrações, entusiasmos, ou simplesmente a tradução da angústia de dar vida aquela história que surge do nada enquanto estamos apenas devaneando.


E qual a sua real profissão?

Sou formado em Administração, atualmente bolsista-pesquisador agente local de inovação do Sebrae.


Já escreveu um casal romântico? Se sim: Qual foi o primeiro? 

Putz! Pergunta difícil. Mas acho que posso enquadrar o casal do conto da Antologia Lilith: o personagem sem nome e seu amor perdido Ana (porém sinto que estou trapaceando já que o casal quase não fica junto no conto, e o lado romântico praticamente não existe).


Qual seu tamanho preferido de escrita (um conto, um romance, uma série...)? 

Romance.


Qual gênero literário mais gosta de escrever? 

Terror, apesar de ser um medroso de carteirinha.


E qual mais gosta de ler? 

Fantasia.


Você escuta algo enquanto está escrevendo ou prefere o silêncio? 

Gosto de ouvir rock, no geral… Um caso curioso: pro meu primeiro conto do Creepypastas, ouvi o chamado O canto das Baleias. Fiquei ouvindo o canto das baleias jubartes que encontrei no youtube.


Quais são as suas inspirações? Você tem uma musa?

Não tenho algo específico, mas claro tenho inspirações nos autores que admiro, Neil Gaiman, Tolkien, Jorge Amado, Machado de Assis.


Você tem algum macete de escrita? 

Eu sempre me pego pensando em cenas, como se acontecessem na minha frente. E eu tento transcrever o que mais me chama atenção. Também tento pensar como vai terminar aquela história, isso faz a trilha de acontecimentos ir se montando.


Qual software ou app você utiliza para escrever? 

Uso o Docs do Google, gosto da praticidade de poder acessar os arquivos apenas precisando logar com minha conta.


Pra você, qual a parte mais fácil numa história pra se escrever? 

🤣 É tudo meio angustiante pra mim, a história sempre parece bem melhor quando imagino. Mas tenho um certo fascínio por diálogos.


E qual você acha mais difícil? 

Tudo. Fazer as palavras alcançarem as emoções que a história pede, parece algo que sempre fico devendo pra história.


Qual tipo de personagem você mais gosta de escrever? 

Personagens bons de briga (eu sei, nada profundo isso, mas fazer o quê?).


Contou a história de qual vilã no livro? 

Contei a história de uma fada malvada do conto Jorinda e Joringuel. No conto original ela transforma as donzelas em pássaros, e as prende em gaiolas, e o companheiro delas é sentenciado a nunca mais conseguir achar sua amada. Achei interessante ser uma fada a vilã e ela ter esse antagonismo com o amor.


E como você acha que as pessoas irão se sentir com o seu conto? 

O conto brinca um pouco com estereótipos, o amor tão forte e puro é retratado com pitadas de preconceito e discriminação. Sendo bem sincero, espero que gere um certo desconforto.


Já tinha escrito alguma fanfic antes? 

Tenho vontade, mas nunca me aventurei. 


Quais são seus principais hábitos de escrita? 

Colocar uma música para entrar no clima e ter lanchinho por perto.


Você se definiria como um escritor ou para você a escrita é só um hobby? 

Olha, eu gosto de escrever, então me considero um escritor. Todavia, o mercado profissional parece ser algo muito difícil de se alcançar, e olha que me refiro mais a ter as obras lidas. Sem querer mencionar retorno financeiro ou algo do tipo. Até porque, isso parece meio surreal, mas cara, seria legal ter as histórias sendo reconhecidas por várias pessoas.


Qual seu formato preferido de livro: brochura, capa dura, ebook...?

Capa dura, acho chique. rsrs


Defina a sua escrita (faça uma avaliação). Se você tivesse que deixar uma avaliação sobre a sua escrita num site de resenhas, como um cliente seu, para que outras pessoas possam saber como é escrita desse autor (no caso, sua escrita), como você avaliaria? 

Um olhar interessante, às vezes confuso, mas que vale a pena ler.


Existe mais alguma coisa que gostaria de dizer aos leitores?

Existe um pequeno micro universo na literatura brasileira onde sonhos são possíveis, e o Catarse é um deles. É um jeito democrático e justo de trazer boas histórias a vida, e pra isso tudo dar certo, é necessário uma boa dose de participação popular. Ou seja: você leitor, é você mesmo, que faz toda a diferença (literalmente) para que os livros ganhem vida.


Por favor, deixe aqui a sua rede social pra quem quiser segui-lo: 

No Wattpad, Instagram, facebook e LinkedIn sou: leobastos89


Se puder acompanhe o LinkedIn, lá reúno todas as novidades:

https://linktr.ee/leobastos89




Esse livro está em pré-venda no Catarse. Lá, ao comprar um livro você estará ajudando a editora Cartola a publicar o livro e assim que o livro for, oficialmente lançado, você receberá o livro em primeira mão (confira as informações site da vaquinha). 

Entretanto, o livro só conseguirá existir se a meta for alcançada! 

Então, se você puder ajudar e tiver ficado interessado no livro, adquira logo o seu! 

A coletânea Diabólicas é composta por 30 contos

Não perca essa chance de apoiar um autor nacional (brasileiro). Acesse a página da vaquinha que está sendo feita no Catarse clicando na imagem acima ou no link (direto) a seguir: www.catarse.me/diabolicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou! Comente o que mais gostaria de ver por aqui! ^^

Ads/Pub

Confira!

Cristina Northfleet de Albuquerque - A Maldição do Faraó

Há 100 anos atrás (praticamente) a tumba do Faraó Tutancâmon foi encontrada e de dentro dela saiu uma maldição (uma praga) que perseguiu a t...