O imperador de Roma, Cláudio II havia impedindo os soldados de casar, por achar que homens solteiros, sem filhos e/ou família teriam muito mais tempo livre para o trabalho e comprometimento para com o Governo do que homens com apegos familiares, que tem tendência a agirem de forma mais pessoal do que profissional.
O porquê dessa atitude?
O Império estava sofrendo com uma grande demanda de trabalho de todos os tipos e diminuição de sua população masculina!
Era o século II D.C., a perseguição aos judeus ainda existia!
E embora a Lei impedisse os soldados de se casarem, não era capaz de impedí-los de amar!
Valentim, um bispo da igreja católica, por achar a tentativa de impedir do amor errada, passou a casar secretamente os soldados romanos que concordavam em se casar pelo catolicismo.
Vários recorreram pessoalmente ao religioso por saber de seus favores, já alguém que não concordava com a religião do Deus único (o cristianismo) o denunciou e ele foi preso!
Porém de sua condenação final, ele teve direito a um último pedido: seu desejo foi escrever uma carta para a cega que conseguiu curar utilizando sua fé em Deus. Daí a tradição de escrever cartas para qualquer pessoa de que se goste ou que você queira bem não somente o namorado(ª) ou marido (a esposa).
Cartões de Dia de São Valentim feitos para serem enviados aos pais, são um exemplo de que o amor deve ser demonstrado à todos nesse dia. Esses dentre outros modelos (também há de amizade) são cartões que muitas vezes são utilizados para presentear aos outros através de cartas, quando não se sabe o que escrever ou simplesmente se quer alegrar ao outro com algo fofo.
Sua morte ocorreu no dia 14 de fevereiro de 270 D.C. mas foi apenas em 496 D.C. que o Papa Gelácio o declarou santo, criando assim o dia de São Valentim (com a data de seu martírio).
Sua atitude de ajudar na união dos casais fez com que os fiéis católicos transformassem esse dia num dia de comemoração do amor.
Mas não somente os E.U.A. comemoram o dia dos namorados nessa data, diversos outros países também o fazem, dentre eles estão:
Japão, Coréia do Sul, África do Sul, Filipinas, Canadá, México, Austrália e diversos países europeus, como o Reino Unido, Portugal, Espanha, França e Dinamarca, por exemplo.
África do Sul, E.U.A. e Canadá mantém essa tradição por causa do Reino Unido (país do qual sua população se origina) devido ao fato de o costume da comemoração da data vir de lá.
Há muito mais sobre a vida do santo para se falar mas só farei isso em outro post que escreverei mais tarde por ser uma História que contém violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que achou! Comente o que mais gostaria de ver por aqui! ^^