Eu estava assistindo aos desenhos nesse sábado quando de repente, Tom necessita que Jerry se finja da hamster que ficaria hospedada na casa dos atuais.
Ele negocia com o rato que após suborno decide fazer o papel da pet.
O que eles não sabiam é que ela tinha filhotes!
Os filhotinhos guardado estavam numa caixinha em meio a muita serragem e mal podiam ser vistos sendo descobertos somente quando sentiram fome e se levantaram de lá para pedir alimento.
No início eram só 3 mas logo começaram a se multiplicar de forma imensa e inexplicável, provocando uma verdadeira onda (literal) de filhotes de hamster que foram totalmente incapazes de serem controlados e os donos da casa tiverem até de solicitar a ajuda do "Controle de Animais"! Provocando grande espanto e muitas risadas nos espectadores!
Eles pareciam até pingos! (Obs.: Se você entendeu o que estou falando assista ao episódio de Jornada nas Estrelas, "Problemas aos pingos!".)
Assistir a esse episódio me levou a pensar com que facilidade os hamsters se reproduzem e por isso fiz uma busca na internet sobre o assunto.
Descobri diversas coisas sobre isso, então vamos começar do começo.
As hamsters fêmeas passam por um período de gestação de dura somente 16 dias!
Uau! Isso é muito rápido, não é? Eu aposto que tem muita humana invejando essas bichinhas!
Entretanto, apesar do curto período gestacional, essas fêmeazinhas entram no cio (momento propício para a procriação) a cada 7 dias! 😲
Isso realmente é rápido demais!
Pra completar elas podem ter de 3 a 10 filhotes por gestação.
Já os hamsters do tipo anão podem dar a luz num prazo de 24h a 4 dias! 😱 Ainda mais rápido!!!!!
Durante a gravidez elas precisam ficar sozinhas pra se sentirem seguras, caso contrário são capazes deavorar ou devorar os próprios filhos por achar que o local não seguro para eles viverem!
Um fato curioso é que a fêmea sempre dá a luz ao final da tarde!
Ela começa a remexer o local escolhido para ninho pra ter certeza que eles terão um macio para aterrissar ao sair, até que entra em trabalho de parto.
Eles nascem um a um e são devidamente limpos pela mãe que não deixa sobrar um resíduo de líquido amniótico neles!
Quando todos já nasceram, ela finaliza seu parto alimentando-se de sua própria placenta e bebendo todo líquido amniótico que saiu dela durante o parto de forma a deixar o ninho completamente limpo.
E a bichinha realmente consegue, viu?!
E o mais surpreendente é que todo esse processo dura cerca meia-hora (30 minutos) somente!!!
Eu estou estupefata!
Os filhotinhos nascem pelados e cego, porém já com dentes e assim que mãe termina de limpar todo o ninho já são são postos pra se alimentar com seu primeiro mamar.
Eu espero que eles não mordam a mamãe!
Aos cinco dias de vida sua pelagem começa a crescer, é então que a mão começa a lhes oferecer do próprio alimento para que se acostumem a não mamar. Aos pouquinhos, eles vão aprendendo a roer alimentos sólidos a data de seu desmame: 21 dias de vida! Mas ás vezes a hamster deixa de amamentá-los cedo, quando isso ocorre normalmente é entre 15 e 16 dias devida.
Com uma semana de vida já estão completamente recobertos de por sua pelagem que nessa idade ainda é curta.
Talvez por estarem se sentindo mais aquecidos "com sua 'roupinha'", os bichinhos se tronam mais corajosos e começam a andar sozinhos, mesmo cegos, chegando a se afastar até 15cm do ninho!
Se não estivessem na gaiola eu me preocuparia!
Mas o seu faro é bom e apesar da cegueira a criaturinha consegue retornar para o lar sozinho, da mesma forma que saiu de lá.
Entre 11 e 13 dias de vida eles abrem os olhos e começam a enxergar. É aí eles passam a percorrer a gaiola inteira, se tornando verdadeiros exploradores, desbravando todo o local de moradia!
Quando estão com 21 dias de vida muitas hamster começam a hostilizar os próprios filhos filhos com arranhões e mordidas, se isso ocorrer você deverá afastá-los imediatamente calando os filhotes numa gaiola separada da mãe. Se isso não ocorra nessa época, saiba que o prazo máximo para a separação é de 25 dias de vida! Pois hamsters não se dão muito bem uns com os outros, diferente do que se possa imaginar!
Machos e fêmeas então, vivem em absoluta competição, com brigas que vão desde empurrão, a mordidas, unhadas, sendo as fêmeas capazes de matar o macho até se sentirem muito irritadas!
Isso! Você leu direito, as fêmeas matam os machos!
Mas você não precisa ficar muito preocupado com eles nessa idade porque já estão quase se tornando adolescentes, ou seja, são pré-adolescentes que já estão se sentindo mais independentes.
Por isso, quando for separar os filhotes da mãe certifique-se deixar macho e fêmea separados ,mesmo que sejam irmãos.
30 dias de vida! Aí sim! Finalmente a chegada da adolescência!
Mas não permita que os roedorezinhos procriem antes de chegar a idade adulta (2 meses), porque se o fizer há uma grande possibilidade de a fêmea se alimentar de seus filhotes por não saber como criá-los direito! Portanto haja como faria com uma filha humana sua: "Gravidez na adolescência não!"!
Outra questão que o desenho levantou foi a alimentação.
A dona de Tom diz ao marido que precisará com o custo que a alimentação da animal iria causar já que sairia muito barato comprar comida pra ela, visto que em uma caixa haviam diversas palhetas de ração mas só comeria 1 (uma) barrinha por dia!
Fiquei muito surpresa com declaração, então decide procurar pela informação. 2 colheres de sopa se você quiser medir de forma mais fácil.
Descobri que esses bichinhos gostam muito de comer sementes de girassol e embora parece que eles sempre as deixam sobrar, na realidade o que sobra são as cascas, pois se alimentam somente do conteúdo interior da semente, então o que você vê é a casca.
Mas além disso esses bichinhos comem frutas, verduras (mas não mais que cerca de 2,54 centímetros quadrados de verduras por dia, segundo especialista).
E nunca lhes sirva feijão cru, cítricos, cebola, ração de de coelho ou doces!
Existem outros alimentos que também devem ser evitados, confira a lista completa clicando aqui.
Além disso é muito recomendado que você lhes dê ração que pode ser tanto como essa da imagem acima (que é do tipo que a dona do Tom comprou) ou mix de diferentes coisas que o hamster gosta (incluindo frutas secas e sementes de girassol).
Pra finalizar, vou mencionar que no final desse episódio de Tom & Jerry, a mulher finalmente descobre que o hamster era um rato (ou seja o Jerry).
Falando nisso, tem pessoas que gostam de criar ratos como bichinho de estimação. É o seu caso? Porque se for saiba que logo, logo haverá uma post sobre o tema.
Mas por hoje é só pessoal!