segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Rodrigo Ortiz Vinholo - A Maldição do Faraó

Ele é um dos novos escritores talentosos revelação da editora Cartola, ele é Rodrigo Ortiz Vinholo! E no livro A Maldição do Faraó, ele apresentará o conto Guerra biológica.

Vamos descobrir mais sobre esse autor e sua história?

Confira a entrevista abaixo. 😉


É a sua primeira publicação na editora Cartola? Se não: Em quais outros títulos literários da editora Cartola podemos ler seu trabalho? 

Não, estou em vários! 

Além de ⚰️ A maldição do Faraó, estou também em 

⚖️ Juízo Final, 

👥 Possessão, 

🚫 Nos Porões da Ditadura, 

👁️ O Olho de Hórus, 

🧟 Lendas Urbanas, 

🌃 Uma noite em dezembro, 

🎴 Tarô: grandes arcanos, 

♦️ Composto Reich, 

🧞 A magia dos Yōkais, 

⚫ Histórias de velório

👻 Os fantasmas da garoa

Recentemente passei também em 

🧛‍♂️ Os Hóspedes do Drácula 

🧛‍♀️ As Filhas de Carmilla


Já ganhou outros concursos? Se sim: Quantos?

Em literatura, vários! Dentre concuros e editais, já fui publicado em mais de 200 coletâneas e antologias. Também fui finalista de vários prêmios como o Prêmio ABERST, Prêmio Odisseia da Literatura Fantástica, Prêmio Argos, HQ Mix e já fui vencedor algumas vezes do Prêmio Ecos da Literatura.


Quando começou a escrever? 

Desde sempre escrevia algo, mas comecei a pegar para publicar, mesmo, lá por meados de 2014. Desde então, não parei.


Por que você escreve?

É uma das coisas que mais me diverte e relaxa. Tenho necessidade de desvendar e explicar o mundo, e acho que faço isso melhor através da escrita.


E qual a sua real profissão?

Sou publicitário por formação, e atuo na área há quase 15 anos. Também já trabalhei com jornalismo por cerca de 10 anos, e sou instrutor de Yôga formado.


Já escreveu um casal romântico? Se sim: Qual foi o primeiro?

Alguns, mas nunca é o meu foco. Um dos meus mais notórios é do meu livro "Os dias em que Rubia viveu no futuro", composto pelo narrador (sem nome) junto com Rubia, uma viajante temporal.


Qual seu tamanho preferido de escrita (um conto, um romance, uma série...)? 

Me dou melhor com contos, porque atendem minha necessidade de produção e publicação constante, mas também trabalho em projetos mais longos em paralelo.


Qual gênero literário mais gosta de escrever? 

Terror e ficção científica, principalmente, mas tudo de fantasia em geral. Às vezes tenho dificuldade de determinar o gênero exato sendo escrito, acaba sendo só "ficção estranha".


E qual mais gosta de ler? 

Mesma coisa.


Você escuta algo enquanto está escrevendo ou prefere o silêncio? 

Não consigo escrever com música, normalmente.


Quais são as suas inspirações? Você tem uma musa?

Depende muito, mas no geral em subversões da vida real, ou em algum meio mais eficiente de passar uma mensagem. Minha musa é minha namorada, sem dúvida. ❤️


Você tem algum macete de escrita?

Para mim, escrever muitas coisas ao mesmo tempo evita o bloqueio, porque sempre tem algum projeto andando.


Qual software ou app você utiliza para escrever? 

Uso o Pages, do Mac, mas ocasionalmente uso o Google Docs e, na pressa, até tomo notas no corpo de um e-mail ou nas notas do meu celular.


Pra você, qual a parte mais fácil numa história pra se escrever? 

O início.


E qual você acha mais difícil? 

Varia muito, mas eu diria que é concorrer com o absurdo da vida real. Às vezes, mesmo a ficção tem que ter alguns limites que a realidade não tem.


Qual tipo de personagem você mais gosta de escrever? 

Geralmente pessoas comuns, ou que estejam despreparadas para enfrentar o que está à frente. Meus personagens são notoriamente insuficientes. Odeio personagens poderosos demais.


Já tinha escrito alguma fanfic antes? 

Nunca escrevi fanfic, a não ser que contemos ficção histórica como um fanfic da realidade (risos).


Quais são seus principais hábitos de escrita? 

Escrever todo dia, ou sempre que possível, e sempre trabalhar com objetivos constantes de publicação. Um dos motivos que acompanho muitos editais e concursos é pra me manter sempre ativo nesse sentido.


Você se definiria como um escritor ou para você a escrita é só um hobby? 

Sou um escritor, sem dúvida. Infelizmente ainda não consigo viver só disso.


Qual seu formato preferido de livro: brochura, capa dura, ebook...?

Capa dura.


Defina a sua escrita (faça uma avaliação). Se você tivesse que deixar uma avaliação sobre a sua escrita num site de resenhas, como um cliente seu, para que outras pessoas possam saber como é escrita desse autor (no caso, sua escrita), como você avaliaria? 

Escrita variada, esquisita, profunda e divertida. Tem de tudo, e sempre deixa você pensando.


Existe mais alguma coisa que gostaria de dizer aos leitores?

A literatura é composta de autores e leitores. Por mais que nós tenhamos sido mordidos pelo bichinho da escrita, a disponibilidade e o acesso a livros depende da participação constante dos leitores! Contamos com vocês!


Por favor, deixe aqui hora sua rede social pra quem quiser segui-lo: 

@IamRodrigo no Twitter

@rodrigoortiz no Instagram


Se tiver site (página), pode deixar também:

https://linktr.ee/rodrigoortizvinholo

www.rodrigoortizvinholo.com.br (está BEM defasado!)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou! Comente o que mais gostaria de ver por aqui! ^^

Ads/Pub

Confira!

Cristina Northfleet de Albuquerque - A Maldição do Faraó

Há 100 anos atrás (praticamente) a tumba do Faraó Tutancâmon foi encontrada e de dentro dela saiu uma maldição (uma praga) que perseguiu a t...