segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Melmohara - Diabólicas

Olá, pessoal! 🙋‍♀️

Hoje eu estou saindo um pouco da rotina e ao invés de trazer uma matéria para vocês trago uma entrevista! 😊


A entrevistada de hoje, é a escritora Melmohara,que nos contará não somente tudo sobre ela mas também, sobre seu mais recente lançamento: o livro Diabólicas. 



O conto de sua autoria nesse livro chama-se: Salgueiro-Chorão 


Seja bem vinda, Melmohara! 


É a sua primeira publicação na editora Cartola?

— Essa é minha 4° publicação com a Cartola, todas desse ano. Foi em março que eu comecei a escrever contos, motivada pelos editais.


Em quais outros títulos literários da editora Cartola podemos ler seu trabalho?

— Eu comecei com duas obras de terror: Estigmata e Fantasmas da Garoa. E mais recentemente passei para a antologia da Academia Magicka para crianças desajustadas, minha primeira fantasia.


Já ganhou outros concursos?

🖤 Estigmata

👻 Fantasmas da Garoa

🧙 Academia Magicka para crianças desajustadas 

Todos da editora Cartola. 🎩 


Quando começou a escrever?

— Desde criança, eu sempre gostei de contar *estórias. Com 10 anos, eu comecei a cultivar o sonho de publicar um livro meu, desde então eu tento escrever algumas ideias, sem ir muito pra frente. Foi nesse ano de 2022 (agora, com 18 anos), que eu comecei a escrever contos prós concursos da editora Cartola e fiquei mais confiante com minha escrita e minhas criações de modo geral.


Por que você escreve?

— Eu sempre tive mais facilidade em me expressar através da escrita. 

Busco trazer mais de mim para a literatura e exercer o que eu amo: a ficção; o poder de tocar nas pessoas com uma história; oferecer uma experiência interessante e divertida.


E qual a sua real profissão (seja de emprego ou de formação)?

— Eu, no momento, só estou estudando pros vestibulares. Faço um curso de jogos e estou prestando para artes visuais na faculdade.


Já escreveu um casal romântico? Se sim: Qual foi o primeiro?

— Eu coleciono mais ideias do que projetos escritos. Dessa forma, aos 10 anos, eu criei uma personagem conhecida como Sky e o par romântico dela, o Castiel. Acima de tudo, eles são melhores amigos; e apesar de discutirem o tempo todo, se apoiam e protegem em qualquer situação.


Qual seu tamanho preferido de escrita (um conto, um romance, uma série...)?

— Eu peguei mais gosto pelos contos esse ano, mas sempre me atraí pelos romances e trilogias (quando tem mais livros, admito que dá um pouco de preguiça).


Qual gênero literário mais gosta de escrever?

— Eu sou muito boa escrevendo cenas cotidianas, mas o gênero que eu mais tenho vontade de explorar é fantasia. Me aventuro pelo suspense e o terror às  vezes, e pelos resultados da Cartola editora, percebi que tenho potencial pra esses gêneros.


E qual mais gosta de ler?

— Fantasia e suspense/terror, sem dúvida.


Você escuta algo enquanto está escrevendo ou prefere o silêncio?

— Eu consigo escrever tanto com lo-fi, quanto sons ambiente (chuva, floresta... essas coisas), em lugares cheios fora de casa ou no silêncio. Não tenho uma preferência particular.


Quais são as suas inspirações? Você tem uma musa?

— Acho que minha maior influência são as fantasias e distopias que ficaram famosas nos anos de 2000 e 2010. Percy Jackson e Jogos Vorazes, por exemplo. 

Não tenho uma pessoa modelo, exatamente. Contudo, sigo muito os conselhos da Mih Lestrange; sem ela, eu não teria conhecido a Cartola e provavelmente não escreveria contos.


Você tem algum macete de escrita?

— Não uso nenhuma técnica específica. Começo planejando, depois escrevo, reviso e adapto.


Qual software ou app você utiliza para escrever?

— Se eu estiver pelo celular, eu uso o Google Keep. Quando pelo computador, eu uso o notion ou direto no Google Docs, quando há limite de páginas. 


Pra você, qual a parte mais fácil numa história pra se escrever?

— A verdade é que eu sou mais empolgada no momento de planejar o enredo e amarrar as ideias. Acabo postergando escrever para evitar possíveis frustrações, o que torna o processo todo mais complicado.


E qual você acha mais difícil?

— Principalmente diálogos, eu nunca acho que fica natural. Também na descrição de lugares e cenas que penso, já que eu tenho afantasia e minha mente foge da percepção visual.


Qual tipo de personagem você mais gosta de escrever?

— Personagens perto do estereótipo do "gato preto". 


Contou a história de qual vilã no livro?

— A bruxa de João e Maria.


E como você acha que as pessoas irão se sentir com o seu conto?

— De acordo com a minha amiga: um pouco perturbadas com os acontecimentos ruins e instigadas pelo decorrer de fatos.


Já tinha escrito alguma fanfic antes?

— Não, eu não me sinto confortável usando personagens já existentes.


Quais são seus principais hábitos de escrita?

— Evitar diálogos, narrações mais objetivas, sem tanta descrição específica. 


Você se definiria como um escritor ou para você a escrita é só um hobby?

— Não me sinto totalmente confiante pra me chamar de escritora. Ao mesmo tempo que eu tenho o sonho de publicar livros, também não quero levar como profissão.


Qual seu formato preferido de livro: brochura, capa dura, ebook...?

— Acho que brochura é o mais confortável pra leitura, mas eu amo comprar livros capa dura por um bom preço.


Defina a sua escrita (faça uma avaliação). Se você tivesse que deixar uma avaliação sobre a sua escrita num site de resenhas, como um cliente seu, para que outras pessoas possam saber como é escrita desse autor (no caso, sua escrita), como você avaliaria?

— Escrita mais objetiva, de forma que não prejudica a leitura, apenas torna mais dinâmico, uma vez que os contos carregam grandes acontecimentos em poucos parágrafos. Uso da ambientação e descrições só nos momentos mais necessários. Esse modo direto, com variações no nível de detalhes e que sempre busca se aprofundar no personagem cria um caráter interessante. A falta de diálogo nos contos não prejudica a narrativa, pode até ser mais interessante quando o narrador também é o personagem principal. Personagens bem construídos em poucas linhas, ainda que o pouco espaço não dê permissão para grande profundidade.


Existe mais alguma coisa que gostaria de dizer aos leitores?

— Os projetos da Cartola são transformadores na jornada de um escritor, de profissão ou passatempo, é gratificante ver como a literatura nacional têm ganhado espaço no coração dos leitores nesses últimos anos. O apoio, no valor que for, faz toda a diferença para nós.


Por favor, deixe aqui a sua rede social pra quem quiser segui-lo: @melmoonhara no Instagram

 


Gostou da entrevista? 

Ficou curioso quanto a história? 

Essa e outras histórias surpreendentes você irá no livro Diabólicas, então adquira agora mesmo em primeira mão, durante a pré-venda que está acontecendo no Catarse.

Clique na imagem acima ou nesse link para comprar agora mesmo: www.catarse.me/diabolicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou! Comente o que mais gostaria de ver por aqui! ^^

Ads/Pub

Confira!

Cristina Northfleet de Albuquerque - A Maldição do Faraó

Há 100 anos atrás (praticamente) a tumba do Faraó Tutancâmon foi encontrada e de dentro dela saiu uma maldição (uma praga) que perseguiu a t...